Pousada na Praia do Forte

Estar em uma Praia do Forte te traz muitos benefícios, veja agora alguns deles;

  1. Te possibilita de se exercitar

Portanto estar perto em uma pousada na Praia do Forte traz a possibilidade de praticar uma série de esportes diferentes, tanto em terra firme quando dentro d’água.

Além dos benefícios para o corpo, estar em uma Praia do Forte traz portanto muitas dessas atividades físicas são excelentes para a mente.

Entre as mais conhecidas, obviamente, está o surf. Ele gera baixo impacto nas articulações e ajuda a melhorar a resistência, além de proporcionar mais agilidade e reflexos. Para quem é mais pacato, o stand up paddle, criado no Havaí, é uma boa variante: ele ajuda a aquietar os pensamentos e a curtir o clima do lugar. Além da prancha, o praticante usa um remo, que funciona como ponto de apoio e equilíbrio.

Portanto, nem tudo ocorre na água. A areia é muito propícia para caminhadas ou até mesmo para corridas, se você for mais bem condicionado. É muito melhor fazer isso na praia do que em uma esteira. Os mais radicais podem optar por outras alternativas, como o kitesurf ou o slackline, que são cada vez mais populares em nossas orlas.

  1. Ganhos para a saúde mental

O barulho das águas, mesmo para quem fica do lado de fora do mar, pode ter um efeito harmonizante e ser um convite à reflexão, trazendo tranquilidade e calmaria. Parte desse efeito é explicada porque as ondas geram íons negativos que, ao serem absorvidos pelo organismo, promovem alterações em nossas moléculas, resultando em sentimentos como de equilíbrio e paz interior.

Uma pesquisa desenvolvida pela universidade britânica de Exeter apontou que o som vindo do mar ativa o córtex pré-frontal do cérebro.

Essa região é associada pelos cientistas à autorreflexão e a emoções que ampliam a nossa capacidade de autoconhecimento e de bem-estar.

Portanto as experiências revelaram ainda que os moradores de cidades litorâneas tinham uma saúde melhor e viviam por mais tempo do que aqueles que residiam em áreas do campo, por exemplo.

Já um estudo realizado em uma cidade da Nova Zelândia e publicada na revista acadêmica Health & Place apontou uma diminuição na carga de estresse entre pessoas que moravam perto do mar.

Uma das autoras do estudo observou uma relação direta entre a redução do estresse nos participantes e os efeitos de visualização da cor azul (do oceano). O mesmo resultado não foi obtido na mesma experiência feita com a cor verde (das plantas).

  1. Mais circulação de ar puro

Portanto para quem é mais alérgico ou tem problemas respiratórios é bem melhor, pois é um ar mais limpo.

Outra grande vantagem de viver perto do mar é que o ar é muito mais puro, mesmo que a praia esteja localizada em um grande centro urbano.

Além do delicioso cheiro do oceano, a qualidade atmosférica é muito maior por diversas razões.

A principal delas é que as praias são regiões prioritariamente residenciais, o que as afasta de grandes indústrias e fábricas.

Vale lembrar também que os projetos arquitetônicos de prédios e casas costumam seguir padrões rígidos quando próximos às orlas, o que garante melhor circulação das correntes de vento, que são naturalmente acentuadas nas áreas de litoral.

  1. Fortalecimento do sistema imunológico

Ficou comprovado que o contato com a água salgada tem diversos efeitos benéficos para a nossa saúde.

Portanto além de hidratar a pele, ela aumenta os níveis de circulação sanguínea e também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Outro efeito direto sobre o nosso sistema natural de proteção e defesas está relacionado com o sol.

Quem está em uma cidade litorânea tem mais chances de frequentar a praia e de se expor aos raios solares.

Essa exposição estimula a produção de vitamina D, que além de ser essencial ao corpo humano, traz diversos benefícios.

Portanto a vitamina D também ajuda a melhorar a saúde óssea e reduz o risco de alguns tipos de câncer, sendo também uma aliada na prevenção a doenças como a depressão, pois eleva os níveis de endorfina, o chamado “hormônio da felicidade e do prazer”.

  1. Convívio com a natureza

Portanto quando você está em uma região litorânea, é natural que amplie o seu convívio com a natureza.

Portanto isso ocorre porque as praias, além da areia e do mar, costumam ser bastante arborizadas e, muitas vezes, contam com áreas de preservação de mata nativa ou restinga.

Portanto algumas ainda mantêm dunas e falésias, além de corais e recifes.

Portanto estando em uma praia, você estará mais propenso a se sentir inserido nessa realidade, adaptando-se ao temperamento da fauna e da flora local.

  1. Estilo de vida saudável

Por fim, quem escolhe viver perto do mar certamente tem mais chances de adotar um lifestyle saudável, pois a praia é um verdadeiro centro de lazer ao ar livre.

O mar, o sol e a areia estimulam a prática desportiva, e é muito difícil ficar parado quando vemos várias pessoas se exercitando ao redor.

Portanto até a alimentação costuma ser melhor.

Portanto os peixes, muito presentes nas regiões litorâneas, podem ser naturalmente inseridos no cardápio.

E portanto quem resiste a um bom suco de frutas, uma água de coco ou um belo pote de açaí enquanto observa as belezas do oceano?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *